quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Top 10 do Crítico - As melhores mortes do mundo anime

Madames, aqui estou eu novamente. Hoje, será um Top 10 que, imagino, dará pauta pra várias discussões, pois é um tema difícil de apresentar, dada a enorme quantidade de candidatos a figurar na lista.

Este Top 10 funcionará da seguinte forma: estarão aqui as 10 mortes que eu considero como as melhores E/OU mais marcantes. Não necessariamente, portanto, uma morte de tons épicos estará aqui, se a mesma for de um personagem secundário.


10 - Vegeta

Dragon Ball Z. Não sei por que, mas um “marco” dos animes, cuja característica é a de matar alguns personagens importantes, como o Vegeta. Saga Freeza. A melhor saga de Dragon Ball Z (onde cinco minutos são 10 episódios): muitos personagens saindo no tapa, num planeta longínquo, ultrapassando os... OITO MIL... digo os limites do Ki, através de transformações atrás de transformações.

Numa dessas lutas, o nosso carismático Vegeta, depois de apanhar um bocado do Freeza, caído sem forças, e pedir, chorando, para que Goku vingue o Planeta Vegeta, assim como os seus habitantes (numa das cenas mais pastelão da série), é atingido por Freeza, com um raio no peito, e morre, e, embora não tenha causado muita comoção em Goku (ou em mim), ver o Vegeta morrendo não é algo a ser jogado pela janela.

Por tudo que Vegeta representa pros fãs, e pela forma que morreu, bem como seus últimos momentos, Vegeta abre o meu top 10.


9 - “Família” de Shinta

Os OVAs de Rurouni Kenshin (ao menos os quatro primeiros) são recheados de violência, mortes e tragédias. E logo no início, já mostram o cartão de visitas: um grupo de ladrões matando a sangue frio o grupo de mercadores nômades, do qual o pequeno Shinta fazia parte.

As mulheres cobriam os olhos do garoto, para que não visse a carnificina que estava acontecendo ali, sem sucesso. Shinta viu cada membro de sua “família” sendo cruelmente asassinado. Os assassinatos acabam com a, aparentemente, pessoa mais próxima de Shinta tendo sua garganta atravessada pela espada de um dos bandidos.

Depois que havia sobrado apenas Shinta, Hiko aparece e mata os ladrões, dando início à saga de Kenshin Himura, Battousai, o Retalhador. Por iniciar uma das mais sensacionais histórias dos animes da forma que fez, as primeiras cenas do OVA 1 de Rurouni Kenshin ganham um lugar no meu disputadíssimo Top 10.


8 - Higurashi


Sinceramente, eu nunca assisti esse tal Higurashi. Mas, outro dia, um amigo me apresentou algumas cenas desse insano anime, e me inspirou a criar esse top 10.

Boa parte das cenas de Higurashi são... absolutamente insanas; envolvendo idosos em cadeiras de rodas sendo chicoteados, suicídios (uma das cenas envolve um menina batendo a cabeça contra a ponta de uma faca repetidas vezes), assassinatos brutais envolvendo meninas golpeando meninas com um cano de aço até a morte, torturas e etc.

Higurashi não entra aqui por uma cena isolada, mas pelo conjunto. Acreditem: Higurashi é insano. Talvez o mais violento dos animes. Se vocês são otakus sádicos que gostam de ver muito sangue, e cenas traumáticas, então esse anime é obrigatório.


7 - Nina


Após (ou antes, dependendo de que série você está assistindo) o exame de Alquimista Federal, Ed e Al se hospedam por um tempo na casa de Shou Tucker. Shou é o Alquimista Federal da Trama Vital, e vive com sua pequena filha, Nina, e um cachorro - Alexander; e num primeiro momento mostrou ser um bom sujeito.

Porém, conforme o tempo passa, Tucker mostra quem é de fato. Ele conseguiu o título de Alquimista Federal ao transmutar uma quimera que entende a fala humana. O que nos é revelado mais tarde é que um dos “ingredientes” da tal quimera foi... sua própria esposa. O teste anual está chegando, e Tucker precisa de outra quimera para manter seu título, e... bem, Tucker tem a sua disposição uma criança de uns 6 anos e um cachorro.

Após determinados acontecimentos, a quimera foge pra um beco, onde estava Scar - assassino de alquimistas federais. Scar explode, de dentro pra fora, a criatura (ou a quimera e o pai, dependendo da série que você assiste), causando enorme comoção em Edward. Nina criou laços fortes com os irmãos Elric, que ficaram totalmente abalados com a morte dela. Mas, como prêmio de consolação, ganha o sétimo lugar.


6 - Athena


Não é necessário ser nenhum sádico canalha pra lavar a alma agora. Depois de incansáveis tentativas dos vilões, que aplicam verdadeiras surras nos Cavaleiros de Athena - e perdem logo depois, por causa do maldito sétimo sentido - finalmente conseguem matar a Deusa Athena. E olha que não faltaram meios: flecha no coração, frio, torre inundando... Até que, na Saga de Hades, conseguem matar a guria. Saga, Camus e Máscara da Morte percorrem as 12 casas, e, com a mesma adaga usada por Ares na tentativa de matar Saori, ainda bebê, a assassinam (sim, eu sei que NÃO era a mesma adaga, mas isso dava um tom mais nostálgico à série), desesperando os Cavaleiros de Athena.

Por nos fazer comemorar a morte de um protagonista sem nos fazer parecermos sádicos cretinos e diabólicos, Seiya chora com minha sexta posição.


5 - Spike Spiegel


Cowboy Bebop foi um excelente anime. Não deixou a desejar em quase nada. Principalmente em seu final, que muita gente não esperava, pois a série nunca deu pistas de que caminharia para isso da forma que aconteceu.

A última parte de Cowboy Bebop mostra Spike, caçador de recompensas, numa luta contra Vicious, seu antigo parceiro no sindicato do crime, e com a cabeça a prêmio. Uma vez que Spike largava tudo quando mencionavam o nome de seu ex-colega, era previsível um confronto. As cenas de luta são ótimas, num cenário deveras interessante. Mas o caso é que, após a empolgante luta, Vicious é derrotado, deixando Spike muito ferido; e ao descer a grade escadaria do prédio onde lutara, Spike relembra de alguns momentos de sua vida e cai morto, numa atmosfera de morte envolvente como pouco se vê nos animes de hoje.

Cowboy Bebop deixa a mensagem, através de uma ótima história, e um ótimo final (o que é raríssimo hoje em dia) de que nem tudo sai como queremos. Quinto lugar para Spike Spiegel.


4 - Tomoe

Quando Kenshin ainda era conhecido como Battousai, ele assassinou um homem (se não me engano, chamado Kiyoshiro), que fazia parte daquilo que os nobres da Restauração denominavam “rebeldes”. Até aí, seria apenas mais um pra extensa lista de presuntos de Kenshin. Seria. Só que o rapaz deixou um corte no rosto de Kenshin. Um corte que não parava de sangrar, pois o rapaz estava para se casar com Tomoe Yukishiro (“uma cicatriz de rancor nunca fecha”).

Quis o destino... melhor, quis o roteiro, que Tomoe e Kenshin criassem um relacionamento praticamente amoroso; o que era uma péssima idéia, uma vez que Kenshin lidava com a vida e a morte quase todo dia. Numa dessas situações (e, pra resumir a história) Kenshin estava numa peleja com um sujeito, que chantageava Tomoe até então, fazendo com que ela levasse Kenshin (debilitado) até ele.

Sentindo-se culpada, Tomoe entra no meio da luta, quando Kenshin, em tese, aplicaria o golpe final no oponente. O resultado disso: Tomoe é mortalmente ferida por Kenshin, e, como presente, deixa um corte na mesma região onde seu ex-noivo havia, formando o famigerado X no rosto do, agora, ex-retalhador. Por ser morta pelo homem que aprendeu a amar, e o fazer desistir da vida de Retalhador, Tomoe fica no quarto lugar.


3 - Asuka

Evangelion é um anime subjetivo, (e não Death Note, seus parlapatões). Até nas mortes a gente nota uma subjetividade sem tamanho.

Imaginem a cena: Asuka, sozinha lutando contra vários inimigos (com a inscrição EVA no peito), que aparentam serem anjos. E imaginem que ela sentou a mão em todos eles, e os derrotou. Imaginaram? Ótimo, agora esqueçam a parte em que ela os derrota. Porque o bando se regenera, e contra-ataca.

O ataque começa com um dos... pombos monstruosos lançando contra Asuka algo semelhante à Lança de Longinus, que não só atravessa o campo AT de Asuka, como a acerta. Na cara. Com uma lança atravessada no olho, fica fácil. Os monstros aplicam uma surra na Asuka, desmembrando o Evangelion da mesma, como pombos com um pedaço de pão. Depois de cair, levantar a mão para o alto, e falar várias vezes “eu te mato, eu te mato”, o braço levantado de Asuka se rompe... verticalmente, e em seguida, o que sobrou dela e do Eva são atravessados por várias lanças, matando-a.

A cena é linda. Épica. Marcante. Como Evangelion é (ou deveria ser, uma vez que a cena é do “filme” End of Evangelion). O que garante a abertura do pódio. Pra falar a verdade, essa só não é a primeira, porque na frente dela estão...


2 - Kenshin

Rurouni Kenshin é tão fantástico, que garantiu 3 lugares neste Top 10. E o melhor lugar dos 3 vai para a morte do protagonista Kenshin Himura.

A morte de Tomoe não passou em branco. Ela tinha um irmão - Enishi - que, depois de matar os pais adotivos, foi treinar Wattoujutsu para derrotar o Battoujutsu de Kenshin, obviamente, sem sucesso. Kenshin venceu a luta, e nada mais lhe passava pela cabeça, a não ser voltar a reencontrar com Kaoru, e deixar que o destino (e a doença) se encarregassem dele. E assim foi feito. Totalmente exausto da luta e da viagem, e fraco por causa da doença, Kenshin vê Kaoru pela última vez, e dorme em seu colo...

Igualmente épico, igualmente marcante, igualmente sensacional, igualmente merecedor da primeira posição, e só não a obteve, porque os critérios são meus, e na primeira colocação não poderia deixar de estar...


1 - Maes Hughes

FullMetal Alchemist possui algumas cenas e tramas sensacionais. Foi assim com a história dos irmãos Elric, com a morte da pequena Nina, e mais ainda com a morte do, agora Coronel de Brigada, Maes Hughes.

Depois de muita investigação, Hughes adquiriu informações importantes sobre os eventos de Ishbal, quinto laboratório e sobre os homúnculos. E como seu objetivo era fazer com que Roy Mustang chegasse ao posto de Marechal, Hughes tratou de entrar em contato rapidamente com o amigo. Porém, os homúnculos também souberam, e Lust perseguiu Hughes, que chegou a atrasá-la. Mas, dentro de uma cabine telefônica, do lado de fora, Envy revela-se para o até então Sargento (Envy o ajudou na fuga, disfarçando-se de Maria Ross), depois que o mesmo notou uma falha no seu disfarce.

Envy toma, então, a forma da esposa de Hughes, e, com uma bala quase à queima-roupa, assassina o Sargento. A cena da morte já é bastante perturbadora, mas o pior (ou o melhor, já que essa morte venceu no Top 10) foi a cena do enterro: uma atmosfera de luto criada quase à perfeição, que culminou com o choro de Elysia (filha de Hughes, de 3 anos), que gritava: “mamãe, porque estão enterrando o papai? Assim ele não vai poder trabalhar... não deixa mamãe!!”.

Fantástico. E só resta declarar que a morte de Maes Hughes subiu mais alto no Top 10 do Crítico.


Crianças: algumas considerações a fazer:

Eu sei que algumas mortes deveriam estar na lista (Wolfwood, Rem - de Trigun, algumas mortes de Gantz, a morte da Rei Ayanami, até a morte de Raito Yagami poderia figurar aqui), mas eu preferi optar, por dois critérios: se a morte teve requintes de crueldade, se foi um fato muito marcante, e como contribuiu pro andamento da história, bem como seus efeitos em quem assiste. Quando eu criar um Top 10 de “fatos que me deixaram feliz”, eu garanto a morte de Raito na primeira colocação, com medalha de ouro, hino nacional e tal.

Segundo: eu não pretendo fazer outro Top 10 tão cedo. Talvez, no máximo um top 5. Pois isso exige um tempo do qual eu não poderei mais usufruir. O que nos leva ao meu velho pedido: temas. Mas não adianta pedir “ah, fala de One Piece, de YuYu Hakusho, e tal...” porque são dois bons títulos, e eu prefiro falar dos ruins. Me surpreendam, molóides.

Terceiro: assistam a essas cenas no Youtube. Lendo, não dá o impacto necessário pra vocês terem noção de como foram as mortes. Boa parte desse Top 10 pode ser encontrada no Youtube.

0 comentários:

Postar um comentário