terça-feira, 29 de setembro de 2009

"Gamers" são mais agressivos com estranhos, diz estudo

Pesquisa revela que nível de testosterona de jogadores é menor quando lutam contra amigos e familiares


SXC


Quando homens ganham de amigos num videogame, os níveis de testosterona despencam

Campeões de videogames adoram uma descarga de testosterona (hormônio sexual que estimula o desenvolvimento dos órgãos sexuais masculinos e é responsável pelo aparecimento das características masculinas), mas só se o inimigo vencido é um estranho. 

Quando jogadores masculinos ganham de amigos num videogame de ação, os níveis do hormônio sexual despenca. A descoberta, revelada nesta segunda-feira (28) pela revista científica norte-americana New Scientist, sugere que os videogames multiplayer (jogados por vários usuários ao mesmo tempo) repetem o que acontece na guerra, quando o efeito da testosterona sobre a agressão é vantajosa.

Quando eles jogam contra um grupo de estranhos - seja um time de futebol ou um exército adversário -, não há motivo para hesitar, por isso os efeitos da testosterona oferecem uma vantagem, explica David Geary, psicólogo evolucionista, da Universidade de MIssopuri, nos Estados Unidos,  que liderou o estudo. 

- Em uma competição fora do seu grupo de amigos você joga melhor  porque pode matar todos os seus rivais. Mas, quando compete contra seus amigos ou parentes, a aniquilação não faz sentido porque você precisa deles.

Os pesquisadores tiveram uma certa dificuldade para medir esse efeito. Os vencedores de jogos esportivos são conhecidos pela explosão de testosterona - principalmente se ela contribuir para a vitória. Mas, como o esforço físico também aumenta a testosterona, é difícil dizer o que causa os picos hormonais em um atleta.
Jogos de guerra

Em busca de uma competição menos pesada que pudesse colocar os jogadores contra amigos e estranhos, Geary e seu colega Jonathan Oxford usaram um game chamado Unreal Tournament 2004 (Torneio Irreal). Neste jogo, os jogadores são armados com metralhadoras, lançadores de foguetes e outras armas e lutam até a morte num mundo pós-apocalíptico.

Os pesquisadores dividiram 42 estudantes do sexo masculino em 14 grupos de três pessoas. Nenhum deles conhecia o outro. Para criar um vínculo entre os membros da equipe, eles passaram seis horas praticando juntos durante uma semana. Depois de praticarem juntas, metade das equipes se enfrentaram em batalhas de meia hora.

Os times jogaram em salas diferentes, mas podiam ouvir uns aos outros. Uma semana depois, os membros individuais trocaram de lugar num jogo mortal. Geary e Jonathan mudaram as ordens das competições e deram um incentivo adicional aos jogadores: os times que ganharam receberam US$ 45 (R$ 81) e os que perderam e os que perderam, apenas US$ 15 (R$ 27).

Depois dos jogos de vida e morte, Geary e seu colega descobriram que que os níveis de testosterona dos membros da equipe vencedora subiram assim que o jogo acabou, principalmente entre os jogadores que tinham contribuído para a vitória do seu time. Mas quando os membros de um mesmo time jogaram uns contra os outros os homens com maior nível de testosterona tendiam a produzir menos testosterona do que seus companheiros de equipe derrotados.

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