sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Sony considera tornar gratuitos os kits de desenvolvimento do PSP


Os kits de desenvolvimento do portátil da Sony, ferramentas que já custam em torno de US$ 1,5 mil, podem se tornar gratuitos em um futuro próximo.
Quem deu a indicação foi o responsável pelas relações com desenvolvedoras do braço europeu da Sony Computer Entertainment, Zeno Colaco. Ele se interessa em tornar a plataforma um local de fácil acesso a desenvolvedores e novas idéias, indo na carona dos PSP Minis: um projeto que consiste de uma série de títulos de pequeno porte a serem lançados na plataforma portátil da Sony.
As ferramentas de desenvolvimento DTP-T2000A e DTP-T2000, além dos modelos de teste DTP-H2500A e DTP-H2500 tiveram seu preço cortado pela Sony em junho deste ano. O barateamento foi um meio de atrair um mais amplo leque de desenvolvedores, facilitar sua entrada e criar um conteúdo mais amigável ao jogador casual - algo na linha do processo de "democratização dos games", citada por Rich Hilleman, COO da EA.
Zeno Colaco, da Sony européia, deixou claro, entretanto, que simplesmente abrir as portas e oferecer ferramentas gratuitas pode também se tornar um problema. "Há perigos no acesso completamente aberto, em ter 600 games em que apenas 30 deles sejam acessados pelo consumidor. Alguns dos desenvolvedores que trabalham tanto com os PSP Minis quanto com a App Store do iPhone - cujos kits são gratuitos e há apenas a exigência de uma taxa de US$ 99 - dizem preferir nosso sistema, por dar a eles mais visibilidade", disse o chefe de relações da Sony européia.
Fliperama

0 comentários:

Postar um comentário