terça-feira, 25 de agosto de 2009

[INSERT COIN]: A História do Playstation

Poucos conhecem a história que está por trás de um grande campeão de vendas por todo o mundo, o Playstation. Hoje, em sua 3ª geração com o Playstation 3, a Sony anunciou uma decisão inédita no que diz respeito à história da empresa no mercado de jogos no Brasil: o lançamento oficial do console como também os lançamentos oficiais de sua rede (PSN) e a produção do console e dos jogos no Brasil.

Na coluna de hoje, veremos fatos curiosos e marcantes na história dos vídeo-games, não só no Brasil mas como no mundo em si. A coluna visa sempre mostrar uma linguagem e fatos em que o leitor brasileiro possa assimilar de uma forma mais fácil e tranqüila, para que todos entendam, desde os mais experts no assunto até aquele que só joga na casa do amigo, mas queria conhecer um pouco mais desse mundo fascinante que é o mundo dos Games. Então, espero que curtam a coluna e deixem seus comentários abaixo.

A HISTÓRIA DO PLAYSTATION

A origem do Playstation começa de forma interessante: ao contrário do que muitos pensam, o Playstation não foi criado primeiramente para ser um console independente da Sony, mas sim o lançamento, em 1990, de uma expansão de CD-ROM para o SNES da Nintendo, já que a Sony tinha uma parceria com a mesma na criação de chips de som para o console. Devido vários desentendimentos e divergências entre as duas empresas, a Nintendo decidiu cancelar o projeto de expansão do SNES e também a parceria com a Sony, fechando acordo com outra empresa, a Philips.
A evolução da marca “Playstation”
Mas a Sony não desistiu do seu projeto, que já estava numa fase bem avançada, e resolveu então lançar o “Plastation X” no final de 1994 no Japão, e nos EUA no ano seguinte. O sucesso do console era inevitável: ele investia em jogos 3D que ainda estavam ganhando espaço no mercado e apresentava uma GPU (processador gráfico) muito avançado para a época, que permitia fazer efeitos só disponíveis em computadores e outros consoles alguns anos depois.
Playstation X, o lançamento da Sony no mercado dos jogos
Vários jogos ajudaram no sucesso do console, como Resident Evil, Crash Bandicoot, Tomb Raider, Dino Crisis, Twisted Metal, NBA Live, Gran Turismo,Final Fantasy, ISS Pro Evolution entre outros.
Dino Crisis, um grande sucesso do Playstation
E as inovações não paravam por aí! A Sony ainda apresentou o revolucionário Memory Card. O Memory Card era uma espécie de Cartão de Memória que permitia salvar dados dos jogos e continuar o jogo do mesmo ponto em que se parou. Antigamente, o cartucho deveria vir com um chip de memória para ser possível que o jogador salvasse seu progresso, mas o Memory Card inovou, trazendo o chip e memória para uma unidade independente da mídia em que praticamente todos os jogos do console tinha suporte.

Memory Card, mais uma inovação da Sony
Mesmo com a chegada ao mercado de consoles mais poderosos, como o Nintendo 64, Sega Saturn e Sega Dreamcast, o Playstation se manteve firme, sempre apresentando uma linha de jogos variada, com alguns deles já consagrados como sucessos inesquecíveis.

No ano 2000, a Sony se reinventou novamente, lançando o PSOne, uma versão menor e mais arredondada do PSX, agora sendo vendido na cor branca. No mesmo ano foi lançado no mercado o seu sucessor, o recordista de vendas Playstation 2. O Playstation foi sendo abandonado aos poucos, primeiramente nos lançamentos de jogos, chegando ao encerramento de sua produção em 2006. Cerca de 100 milhões de consoles PlayStation foram vendidos em todo mundo.

PSone: Fusão de design arrojado com praticidade sem perder a sua essência

0 comentários:

Postar um comentário