quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Novidades sobre o GOOGLE WAVE



Ontem, 30 de setembro, enviamos em torno de 100 mil convites para a apresentação prévia do Google Wave. Os convites foram enviados para desenvolvedores que participaram de uma apresentação prévia em junho, os primeiros usuários que se cadastraram e deram sua opinião sobre o wave.google.com, e clientes do Google Apps.

Esses usuários também vão indicar pessoas para receber os convites. O Google Wave é muito mais útil se seus amigos, familiares e colegas também o usam. É claro que isso é apenas o começo. Caso tudo corra conforme planejado, em breve convidaremos muito mais pessoas para experimentar o Google Wave.

Vocês devem estar se perguntando o porquê dessa apresentação prévia. Essa apresentação prévia será feita pois o Google Wave ainda não está completamente pronto para estrear em grande estilo. Desde que divulgamos o projeto pela primeira vez, em maio, temos nos concentrado quase que exclusivamente na escalabilidade, estabilidade, velocidade e utilidade. Mesmo assim, poderá haver períodos de inatividade, colapsos ocasionais, lentidão por parte do sistema e algumas das interfaces dos usuários podem parecer peculiares.

Além disso, alguns dos principais recursos do Google Wave precisam ser implementados na íntegra. Por exemplo, você ainda não pode remover um participante de uma onda nem definir grupos de usuários, o modo rascunho ainda não está disponível e não é possível configurar as permissões dos usuários em uma onda. Estes e outros recursos serão lançados assim que estiverem prontos, durante os próximos meses.

No entanto, temos certeza de que você perceberá o potencial do Google Wave para tornar sua comunicação e colaboração mais produtivas. Mesmo que você busque apenas diversão ! Nós mesmos, aqui no Google, usamos o Google Wave todos os dias para diversas funções: desde planejar um tour pelos bares da cidade até compartilhar fotos, gerenciar processos de lançamentos e discutir sobre recursos usados na elaboração de documentos de desenvolvimento. Na verdade, para escrever este post no blog, contamos com a colaboração de diversos colegas usando o Google Wave.

Referente às formas de utilizar o Google Wave, ficamos surpresos com as muitas formas e detalhamento que as pessoas descreveram. Veja algumas delas: o jornalista Andy Ihnatko sobre a elaboração da sua coluna no Chicago Sun-Times (nos Estados Unidos); o produtor de cinema Jonathan Poritsky sobre o aperfeiçoamento do processo de produção de um filme; o cientista Cameron Neylon sobre os trabalhos acadêmicos e em laboratório; Alexander Dreiling e a equipe de pesquisa SAP sobre a modelagem de processos comerciais colaborativos; e Dion Hincliffe, da ZDNet, sobre varios casos de uso para empresas.

Por fim, agradecemos às centenas de desenvolvedores que, com muita paciência, estão participando da apresentação prévia para desenvolvedores. Tem sido ótimo acompanhar as extensões que já foram construídas ou estão sendo planejadas. Também tem sido incrivelmente instrutivo poder contar com a ajuda dos desenvolvedores no planejamento do futuro das nossas APIs. Para se ter uma ideia sobre no que esses criativos desenvolvedores têm trabalhado e saber mais sobre as formas como esperamos tornar ainda mais fácil para os desenvolvedores construir novas extensões, leia este post no nosso blog de desenvolvedores.

Divirta-se com o Google Wave!

0 comentários:

Postar um comentário